Perguntas e Repostas

Atualizado: Jan 10

Conforme as consultas forem acontecendo, está sessão será atualizada.

Ultima Atualização: 10/01/2020



(P) O comandante precisa ser do mesmo tipo que o tribal escolhido para o deck?


(R) Não, alteramos essa regra para a segunda edição. Agora é permitido que o comandante seja de fora da tribo, desde que atenda os requisitos da regra 2.


(P) Se eu tenho uma Najeela como comandante e ela é uma Humana Guerreira - O tribal pode deve ser humana, guerreiros ou humano/guerreiros?


(R) A regra nº 1 é clara - O deck deve conter no mínimo 30 criaturas dos quais todas devem compartilhar ao menos um subtipo. Ou seja, se vc escolher o subtipo Humano, todas as criaturas que entram na regra nº 1 devem ser Humanos. O mesmo se aplica a Guerreiros, que também é uma opção neste caso. Agora, se você quiser fazer um deck tribal Humanos e Guerreiros, também é possível, porém não é obrigatório ter os dois subtipos.


(P) O EDH Tribal War é voltado apenas para criaturas ou se eu montar um tribal de encantamentos ou até mesmo planeswalker estaria valendo? (R) A regra nº 1 canta essa regra - DECKS TRIBAIS: O deck deve conter no mínimo 30 criaturas dos quais todas devem compartilhar ao menos um subtipo. Ou seja, o deck tribal, diferentemente do deck temático que abrange muito mais variáveis, diz respeito a criaturas. Desde que você cumpra a regra nº 1, a composição do restante do deck fica a critério do player, respeitando a banlist.


(P) Existe uma carta muito importante para meu jogo que não é da tribo escolhida e não faz referência em nenhum lugar sobre a tribo. Posso inclui-lo na minha lista final?


(R) Não. A primeira parte da regra nº 2 diz o seguinte:

2 – Poderão ser usadas criaturas de fora da tribo contanto que atendam os seguintes requisitos:

a) A carta fazer referência em sua rule text do subtipo do tema do deck. Ex.: Lord of the Unreal poderá ser usado em um deck de Ilusões.


(P) Meu deck possui 40 criaturas que compartilham ao menos um subtipo, neste caso posso incluir 4 criaturas que não são da tribo?


(R) Não, a segunda parte da regra nº 2 é clara – (...) O número total de criaturas de fora da tribo não poderá ultrapassar 3 (três), contando o comandante. Ou seja, independente do numero de criaturas da tribos acima de 30, o limite sempre é 3.


(P) Para completar o total mínimo de criaturas necessárias conforme regra nº 1, posso incluir criaturas com Morfolóide?


(R) Sim, criaturas com Morfolóide possui todos os tipos de criaturas inclusive fora do jogo - segue a regra para referencia:


702.72. Changeling:


702.72a Changeling is a characteristic-defining ability. "Changeling" means "This object is every creature type." This ability works everywhere, even outside the game.


Mas importante ressaltar que todos Morfolóides são Metamorfos porém nem todos Metamorfos são Morfolóides. Ex: Lazav, Mentor dos Dimir é um Metamorfo mas não um Morfolóide.


(P) Posso trocar o deck entre as fases do campeonato?


(R) A regra nº 3 diz apenas sobre o comandante, ou seja, alterações dentro das outras 99 cartas é possível, desde que se mantenham dentro das regras e novo decklist deverá ser enviado.


(P) Na regra nº 6 sobre Triturar onde o limite é de 15 cartas por oponente, se o jogador der um Traumatizar, o que acontece?


(R) Neste caso a regra do evento vai se sobressair a rule text da carta e o oponente alvo irá triturar apenas 15 cartas.


(P) Na regra nº 6 sobre o limite de 4 turnos seguidos permitidos por jogador, se eu utilizar os meus 4 permitidos e no turno do oponente eu castar um Nexus, poderei fazer mais 4 turnos?


(R) Sim, se depois dos primeiros 4 turnos seguidos que conseguir jogar existir um turno que não o seu, poderá repetir turnos em até 4 vezes novamente.


(P) Quanto a regra nº 6 sobre Habilidade Ativadas, se eu ativar 10 vezes uma habilidade de uma criatura e esta criatura morrer e voltar para o campo de batalha, poderei ativar a habilidade mais 10 vezes?


(R) Sim, o jogo checará que desde a primeira bateria de ativação a criatura saiu e retornou para o campo de batalha, possibilitando a habilidade ser ativada novamente no limite de 10 vezes.


(P) Meu deck é da Yuriko, a Sombra do Tigre - no turno de combate causo dano com um ninja e desencadeia a habilidade da Yuriko - revelo uma carta do topo do grimório de CMC 10, os meus oponentes perdem 10 de vida cada?


(R) Sim. Não existe nas regras limitador de quanto dano pode ser dado aos oponentes, porém deixam claro que a vida dos jogadores não poderá baixar de 1 por efeito dos oponentes que não por dano de combate.


(P) a) A Respeito dos Deuses, teria que fazer tribal deus? b) A Respeito do uso de Ad Nausean e Necropotência e efeitos similares? c) Meu deck pode haver combo, mesmo com a limitação de 10 ativações/desencadear por turno?


(R) a) Sim, Deus é um subtipo. b) Ad Nausean funciona normalmente, não existe restrição, porém Necropotência é habilidade ativada e possui restrição conforme regra 6. c) Habilidades desencadeadas/ativadas poderão desencadear/ativar apenas 10 vezes e atualizamos as regras quanto a combos - por favor verificar aqui.


(P) Posso usar o Mogis, God of Slaughter em um deck de minotauro? Ele é um Deus e não menciona minotauros na carta, mas ele é literalmente o Deus minotauro, pode?


(R) Pelas regras atuais se a carta não pertence ao subtipo do comandante, não se enquadra na regra 1, e se não cita a tribo em sua rule text, não se enquadra também na regra 2.


(P) Criaturas como Mímico Metálico ou Stonework Packbeast podem entrar como parte da tribo que dão suporte (Regra 2)?


(R) Metamorfos que não possuem Morfolóide, que é o caso do Mimico Metálico, só podem entrar em decks que compartilhe o subtipo Metamorfos. Criaturas que possuem habilidades que adicionam tipos de criatura em qualquer zona e não só no campo de batalha, que é o caso do Stonework Packbeast, estão permitidas não só na regra 2 como também na regra 1.


(P) Tenho Dente-de-sabre Temur + Extorsionista das Docas em campo, sei que posso ativar a habilidade do Dente-de-sabre Temur 10x no turno, mas se por a caso ele morrer e eu voltar ele, ou blinkar ele com alguma magica, posso continuar ativando a habilidade dele para ficar voltando o Extorsionista das Docas?


(R) Não. Não existe subtipo compartilhado entre ambas as criaturas, portanto essa combinação é invalida.


(P) Meu deck é do Almirante Beckett Bronze (URB), no deck vai Extorsionista das Docas, caso eu consiga ter mana suficiente para fazer o loop de magicas com Reiterar + Estalo + Extorsionista das Docas, é valido?


(R) Obrigado pela pergunta - por favor conferir a nova atualização das regras sobre combos.


(P) Cartas com "lose the game" são válidas?


(R) Sim.


(P) a) Triturar (Millar) com Rest In Peace/Leyline of the Void em campo entrará na conta de 15 cartas removidas por turno? b) Habilidades Desencadeadas terão o mesmo tratamento de Habilidades Ativadas (Se a fonte sair do campo, recomeça a contagem para o turno)?


(R) Obrigado pela pergunta. Sim para ambos, por favo verificar a atualização das regras no site.


(P) a) O jogador pode morrer com dano de infect? b) Caso eu opite por outro deck como faço para trocar caso tenha feito a inscrição?


(R) a) Sim. b) É permitido a troca de decks entre etapas mantendo o comandante.


(P) Eu tenho um tribal de humanos porém minha comandante é a Sigarda, ela é um anjo mas no texto dela faz referência a humanos - pode ser?


(R) Sim, com a atualização das regras para a 2º Edição a Sigarda agora é permitida como comandante de uma tribo de humanos pois ela atende os requisitos da regra 2 - Poderão ser usadas criaturas de fora da tribo - INCLUINDO O COMANDANTE - contanto que atendam os seguintes requisitos:

  • A carta fazer referência em sua rule text do subtipo do tema do deck. Ex.: Lord of the Unreal poderá ser usado em um deck de Ilusões.

  • O número total de criaturas de fora da tribo não poderá ultrapassar 3 (três), contando o comandante.

(P) a) Gostaria de participar com meu deck tribal de ladino e surgiram dúvidas quanto algumas criaturas que tenho no deck pois possuo uma Tassa, Deusa do Mar, um Metamorfo phyrexiano e um Primordial Sepulcral. A minha dúvida é se essas cartas deveriam ser tiradas do deck por causa da regra 2, pois não fazem referência ao subtipo do deck. b) O deck também usa uma Tutela da Esfinge, mas acredito que ela vai contra a regra do combo, correto?


(R) Exato, as cartas citadas na sua primeira pergunta não podem entrar no deck de ladinos pois a Tassa e Primordial Sepulcral não fazem referencias a tribo e o Metamórfico Phyrexiano, além de não fazer referencia a tribo, também é um metamorfo sem Morfolóide. b) Tutela da Esfinge não possui nenhuma restrição em estar no seu deck, porém sua habilidade desencadeada ficará limitada a regra 6 "Interação com Grimórios".


(P) Posso colocar um anjo em um deck tribal de soldados?


(R) Sim, pode, desde que ela atenda os requisitos da regra 2.


Estamos com problemas em responder as dúvidas diretamente nos comentários do post. Para qualquer dúvida, por favor nos enviar através do formulário AQUI ou diretamente para o edhtribalwar@gmail.com.

586 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 by EDH Tribal War. Proudly created with Wix.com